Transtorno bipolar

O transtorno bipolar, também conhecido como doença maníaco-depressiva, é um transtorno cerebral que causa mudanças incomuns no humor, na energia, nos níveis de atividade e na capacidade de realizar as tarefas do dia-a-dia. O número de pessoas diagnosticadas com este quadro pode chegar a 6 milhões de pessoas no Brasil.


Esses estados de humor variam de períodos de comportamento extremamente “ascendente”, exaltado e energizado (conhecido como episódios maníacos) a períodos muito tristes, “baixos” ou sem esperança (conhecidos como episódios depressivos). Os períodos maníacos menos severos são conhecidos como episódios hipomaníacos.


As pessoas com transtorno bipolar experimentam períodos de intensidade não usuais, mudanças nos padrões de sono e níveis de atividade e comportamentos incomuns. Esses períodos distintos são chamados de “episódios de humor”. Os episódios de humor são drasticamente diferentes dos modos e comportamentos típicos da pessoa. As mudanças extremas na energia, na atividade, e no sono vão junto com os episódios do modo.


Um bom diagnóstico e tratamento ajudam as pessoas com transtorno bipolar a levar vidas saudáveis ​​e produtivas. O acompanhamento psicológico é essencial em casos assim, na Clínica Psicossoma você encontra profissionais capacitados para auxilar nessa jornada para uma vida mais saudável, nosso link está na bio, estamos aqui para ajudar.









#neofobiaalimentar #alimentação #nutrição #crianças #saúde