O frio te deixa mais triste?

Com as temperaturas baixas, até mesmo os amantes do frio vêem certa dificuldade em levantar da cama pela manhã, não é verdade? E, em muitas pessoas, até mesmo crianças, é relatado um aumento expressivo do desânimo e da tristeza. E não se trata de frescura: é biológico.


Dias ensolarados e com maior luminosidade fazem com que o organismo produzam as substâncias necessárias para o ânimo, disposição e, até mesmo, o engajamento para o trabalho e atividades físicas. Por isso, no frio, com uma ausência maior da luminosidade, as pessoas tendem a permencer em um padrão mais "noturno", com mais sonolência, desânimo, irritabilidade, tristeza, etc.


A luz solar também ativa a produção da dopamina e serotonina, neurotransmissores relacionados à felicidade e bem-estar. A depressão é um diagnóstico de causas biológicas e situacionais, de modo que apenas o clima frio não pode ser considerado como causa isolada do transtorno.


Mas, é sempre importante manter o acompanhamento psicológico e procurar por ajuda. Conte a Clínica Psicossoma e os melhores profissionais para receber você.







#neofobiaalimentar #alimentação #nutrição #crianças #saúde